• Adriana Valadares

Animais resgatados em Brumadinho podem ser adotados de forma online

Cerca de 225 cães e 60 gatos impactados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, aguardam por um novo lar. Esses animais foram resgatados em áreas atingidas pela tragédia, deixados por doação voluntária de seus tutores ou, em muitos casos, abandonados. Mas, agora, têm a chance de ganhar uma nova família através da internet.

Interessados em adotar um novo amiguinho podem conhecer os animais através do site vale.com/melevapracasa. Nele, é possível conferir fotos, descrição do perfil social, idade e características de cada um dos pets que atualmente vivem na Fazenda Abrigo de Fauna, em Brumadinho, e que estão disponíveis para a adoção.

Segundo a Vale, responsável pelo espaço e pelos bichinhos, atualmente há 157 cães e 42 gatos saudáveis para serem adotados.

Animais considerados especiais - aqueles que possuem alguma deficiência física, doença ou que são idosos - também buscam por uma nova família. Nessa categoria, são 68 cães e 8 gatos à espera de uma casa.

"A maioria das pessoas buscam por filhotes na hora de adotar um pet. No entanto, é importante lembrar que os animais com mais idade ou com necessidades especiais também precisam de um lar. Eles são carinhosos e companheiros como qualquer outro animal clinicamente saudável ou mais jovem, mas acabam esperando até sete vezes mais na fila de adoção. Quando esses animais são adotados, eles passam a se sentir aceitos, integrados e se adaptam à uma nova realidade. Os animais são agradecidos e isso transcende, é possível sentir", destaca Magda Castro, supervisora de fauna da Fazenda Abrigo de Fauna.

Magda explica, também, que todos os animais passam por uma bateria de examtes antes de serem disponibilizados para adoção. Isso ajuda a identificar se eles possuem doenças, se precisam de tratamento ou de alguma intervenção cirúrgica, por exemplo.

"Os animais são vacinados, vermifugados, recebem medicamentos para ectoparasitas, permanecem em quarentena e, estando tudo certo, são castrados e passam a estar aptos para a adoção", conta.

A partir daí, eles passam por um processo de socialização e tem o perfil identificado. Todas essas informações ficam disponibilizadas aos interessados no site da adoção.

Como se candidadar

Para se candidatar, os interessados devem preencher um formulário e aguardar o retorno da equipe técnica da fazenda, que é feito em até sete dias. O processo é realizado à distância, com entrevistas online.

É possível também que a equipe técnica da grave vídeos do animal para que o interessado o conheça melhor.

E, em caso de sucesso em todo o processo, o pet é entregue na residência do adotante. O animalzinho ainda é monitorado pela Vale ao longo dos seis primeiros meses para assegurar o bem-estar junto da nova família.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!