• jornalismo42

Barragens da Vale reduzem nível de alerta, mas cerca de 30 pessoas seguem fora de casa

Duas barragens da Vale, em Minas Gerais, tiveram redução do alerta de emergência. A Forquilha IV, da Minas da Fábrica, em Ouro Preto, saiu do nível 1, quando uma anomalia é detectada, mas não há necessidade de retirada de pessoas vizinhas à estrutura.

De acordo com a mineradora, várias melhorias foram feitas no local este ano. A estrutura recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

Já a Norte Laranjeiras foi do nível 2 para o nível 1. Cerca de 35 pessoas estão fora de suas casas desde dezembro de 2020, quando a barragem aumentou o alerta, que recomenda a retirada da população vizinha.

“Embasada no posicionamento do Engenheiro de Registros (EoR - auditor independente), projetistas e corpo técnico da empresa, foi concluído que a anomalia (trinca) que gerou a elevação para nível 2 da estrutura, em novembro de 2020, foi extinta, o que possibilitou a redução do nível para 1”, disse a mineradora.

Em nota, a Vale disse que "será possível o retorno das famílias que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura, realocadas, preventivamente quando houve elevação de nível de emergência". Ainda não foi divulgada uma data para que esse retorno aconteça.



0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!