• jornalismo42

BH amplia vacinação contra a covid para profissionais da saúde e inicia a imunização de outro grupo

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai ampliar a vacinação para profissionais da saúde acima de 18 anos, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas.

A vacinação dos trabalhadores da saúde acima de 18 anos, cadastrados até o dia 28 de abril, será nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6). Já a imunização das pessoas com comorbidades, cadastradas até esta segunda-feira (3), será na sexta-feira (7) e no sábado (8). Em relação à aplicação de segundas doses da Coronavac para idosos de 64 a 67 anos, a prefeitura de Belo Horizonte disse que ainda será preciso aguardar novas remessas. A capital mineira precisa de quase 80 mil doses para completar a imunização deste público. Veja agora os detalhes dos próximos grupos que serão vacinados: Trabalhadores da saúde Os trabalhadores da saúde receberão a primeira dose da Astrazeneca e deverão ter se cadastrado no site da prefeitura até o dia 28 de abril. Outros pré-requisitos são: não ter recebido vacina contra a Covid; não ter recebido qualquer outro imunizante nos últimos 15 dias e não ter tido resultado positivo para o coronavírus com início de sintomas nos últimos 30 dias. A vacinação será feita em nove pontos fixos, das 7h30 às 16h30 e nos pontos drive-thru, das 8h às 16h30. É preciso levar documento de identificação com foto, registro no conselho profissional e documento que comprove a vinculação ativa com serviço de saúde em Belo Horizonte. Mais informações sobre os documentos ou locais de vacinação estão no site da PBH. Pessoas com comorbidades A prefeitura vai utilizar, preferencialmente, as doses da Pfizer para imunizar o grupo formado por pessoas com comorbidades. As estratégias de imunização serão divulgadas após o término do cadastro. Mas o Executivo municipal já antecipou algumas informações. Além do cadastro, será necessário reunir documentos comprobatórios, como exames, receitas, relatório médico e prescrição médica. A vacinação ocorrerá em duas fases, conforme definido pelo Ministério da Saúde. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente, que são beneficiárias do BPC, não precisam se cadastrar. Na fase I, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

  • Pessoas com Síndrome de Down entre 18 e 59 anos;

  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos;

  • Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos;

  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

  • Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Na fase II, serão vacinados, segundo as faixas de idade de 54 a 50 anos, 49 a 45 anos, 44 a 40 anos, 39 a 30 anos e 29 a 18 anos, os seguintes grupos:

  • Pessoas com comorbidades;

  • Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC);

  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

De acordo com a prefeitura, o cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas poderá ser reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber informações de novas remessas.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!