• jornalismo42

BH está sob alerta de baixa umidade relativa do ar

Belo Horizonte entrou em estado de atenção devido a baixa umidade relativa do ar. De acordo com a Defesa Civil, o índice vai permanecer em torno dos 30% pelo menos até o próximo domingo (25). Para se ter noção da secura, o recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma taxa acima de 60%.

Às 15h dessa quarta (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade ficou em 27%. A condição climática ocorre por causa de uma massa de ar seco que está atuando na capital. No período, aumenta a incidência de doenças respiratórias.

Por isso, a recomendação dos especialistas é reforçar a hidratação, fazer uma alimentação mais leve e arejar os ambientes. É desaconselhável fazer atividade física ao ar livre. (Confira outras recomendações no fim da matéria)

Além do tempo seco, a capital também enfrenta baixas temperaturas. Nesta quinta-feira (22), os termômetros devem registrar 12ºC, e a máxima não deve ultrapassar os 26ºC. Na sexta (23), segundo o Inmet, a mínima será ainda mais baixa, de 10ºC. A mesma temperatura deve se manter no sábado (24) e, no domingo (25), 9ºC.


Recomendações da Defesa Civil para enfrentar o tempo seco:⠀ - Hidrate-se durante o dia;⠀ - Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; - Evite frituras; - Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; - Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; - Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; - Em caso de problemas respiratórios procure um especialista; - Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!