• Adriana Valadares

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta em Minas

A campanha nacional de imunização contra o sarampo e a poliomielite, que terminaria em outubro e teve que ser prorrogada devido à baixa cobertura vacinal, termina nesta sexta-feira (20). Crianças com idades entre 1 anos a menos de 5 anos devem ser vacinadas, além dos adultos entre 20 e 49 anos, no caso do sarampo.

De acordo com a coordenadora de imunização estadual, Josiane Dias Gusmão, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a cobertura vacinal no estado está abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde, que é de 95%. Para as doses contra o sarampo, apenas 35% do público-alvo recebeu a imunização, em Minas Gerais. A vacinação atende o grupo de pessoas entre 20 a 49 anos. Segundo Josiane Gusmão, mesmo que esses adultos estejam com o cartão de vacina atualizado, é importante que se apresentem para vacinar novamente contra a doença. “É como se fosse uma dose extra, para proteger o grupo de pessoas nessa fase de idade. Foram identificados casos confirmados e a cobertura vacinal está baixa”, explicou. Para as doses contra a poliomielite, 72% das crianças foram imunizadas. A vacinação atende o grupo entre 1 e menos de 5 anos. A vacinação é realizada em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser acessados no site da prefeitura. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os pais e responsáveis pela criança ou adolescente que não tiverem a caderneta de vacinação precisam informar a situação no posto de saúde próximo à casa onde moram para que os agentes façam outra caderneta e atualizem os dados. Caso não haja registro, a orientação é fazer a vacinação de toda forma. Falta da caderneta ou do cadastro não impedem que a criança ou adolescente sejam imunizados.



logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!