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Canais digitais da Cemig voltam a funcionar após ataque cibernético

Os canais digitais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estão funcionando normalmente nesta segunda-feira (28) depois de serem atacados por um vírus, o que afetou o atendimento on-line aos consumidores.

“Na tarde do dia 25, dia de Natal, a nossa equipe de segurança da informação percebeu uma instabilidade anormal no sistema com característica de vírus, um vírus chamado ransomware. Imediatamente, a nossa equipe entrou em ação e conseguiu fazer a contenção desse vírus. Entretanto, uma parcela pequena de estações de trabalhos e aplicativos foram contaminados. Daí a necessidade de fechar os canais digitais, que são os mais procurados, e deixar estabelecido somente o canal 116, que é o nosso telefone”, disse o gerente de Comunicação da Cemig, Elieser Correa. Ainda segundo ele, foram afetados os canais como a agência digital, o aplicativo e o WhatsApp. O telefone 116 não foi prejudicado e os postos de atendimento presencial funcionam normalmente nesta segunda.

Correa negou que o sistema não estivesse preparado contra o ataque e falou que esse tipo de imprevisto tem acontecido em outras instituições do pais, mas lamentou não ter conseguido barrar totalmente o vírus.

O executivo falou que não houve prejuízo no fornecimento de energia elétrica e vazamento de informações. O ataque A Cemig confirmou o ataque à rede da companhia, com conteúdo criptografado e estações de trabalho comprometidas. Desde sexta-feira (25), o site estava fora do ar. Na página, em vez do conteúdo habitual, havia apenas uma mensagem informando a instabilidade.


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