• jornalismo42

Cidades da Região Metropolitana se preparam para a imunização

O anúncio mais esperado dos últimos 10 meses chegou. E agora, as prefeituras das cidades da Região Metropolitana vão colocar em prática aquilo que já estavam planejando: o plano de vacinação da população contra a Covid-19.

Em Nova Lima, cidade com mais de 96 mil habitantes, a prefeitura estima que cerca de 2 mil doses vão ser recebidas do governo. Elas serão aplicadas nas 22 unidades básicas de saúde, que já estão preparadas. A prefeitura ainda disse que "pensa em outras alternativas", como a realização da vacinação pelo sistema de drive thru e garante que tem seringas suficientes para este primeiro momento da imunização. A cidade recebeu 27 mil unidades do governo do estado, e ainda conta com outras que já estavam no estoque do município. "Se nós tivermos, num primeiro momento, que ter que aplicar duas mil doses de vacinas, nós temos três vezes isso em seringa, temos toda estrutura pronta", disse Rafael Guerra, secretário de saúde de Nova Lima.

Em Contagem, a prefeitura já conta com 300 mil seringas e agulhas para começar a imunizar a população de quase 669 mil pessoas. O número de vacinas que serão encaminhadas ao município ainda não foi informado, mas a prefeitura garante que as salas já estão preparadas.

"O município de Contagem hoje dispõe de 55 salas de vacinas físicas, sem contar que existe uma grande possibilidade de fazer as unidades volantes irem até onde não tem refrigerador adequado e a gente consegue armazenar com caixas térmicas apropriadas estas vacinas que vão chegar", contou Fabrício Simões, secretário de saúde de Contagem. Já a vizinha, Betim, informou que também está na expectativa para saber quantas doses serão encaminhadas ao município. A prefeitura diz que a cidade tem insumos para iniciar a vacinação.

A administração da cidade contou também que seringas e agulhas foram fornecidas pelo estado mas que, se for preciso, o município vai comprar os insumos complementares.

Em Sabará, serão vacinados prioritariamente profissionais de saúde. Seis câmaras frias para complementar a estrutura da rede de armazenamento já existente foram adquiridas. A prefeitura também está na fase de contratação enfermeiros e técnicos em enfermagem para reforçar o atendimento.



0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!