• Adriana Valadares

Com treinamentos nos batalhões, Corpo de Bombeiros se prepara para período chuvoso 2020/2021


O Corpo de Bombeiros tem um plano de preparação e resposta para o período chuvoso 2020/2021, que foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O objetivo é reduzir riscos de desastres.

O documento define estratégias de prevenção e resposta aos desastres, avaliando o estado e cada região, entendendo os riscos de cada uma delas e como deve ser a resposta no período chuvoso.

As ocorrências mais comuns do período são alagamentos, enchentes, inundações, deslizamentos, desabamentos e soterramentos que aumentam consideravelmente em tempos de chuvas constantes, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população.

Nesse aspecto, o treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado do Corpo de Bombeiros para minimizar os danos, reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências dessa natureza.

Segundo os bombeiros, os treinamentos são realizados com equipamentos e simulando locais colapsados.


Balanço Período chuvoso 2019/2020

Neste último período chuvoso (2019/2020), de acordo com o boletim estadual de proteção da Defesa Civil do estado, foram registrados um total de 196 municípios em situação de emergência.

Outros 73 que não estavam incorporados decretaram situação de emergência, totalizando 269 cidades em anormalidade, o que equivalem a cerca de 32% dos municípios mineiros.

Em Minas Gerais há cidades construídas em regiões íngremes e próximas às margens de rios, muitas vezes dentro da área da planície de inundação, o que as tornam mais vulneráveis e suscetíveis às ameaças.

As macrorregiões mais atingidas do estado foram Central, Leste, Vale do Aço e Sudeste, compreendendo as bacias do Rio Doce, São Francisco e Paraíba do Sul.




logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!