• jornalismo42

Confira o que abre e o que fecha em BH neste feriado de Finados

Neste feriado de Finados, terça-feira (2), os bancos estarão fechados em Belo Horizonte. Já o comércio está autorizado a funcionar normalmente, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), assim como os supermercados.

Nesta terça-feira (2), feriado do Dia de Finados, Belo Horizonte terá visitação aos quatro cemitérios municipais, das 7h às 17h30, sem necessidade de agendamento.

Por medida de segurança, devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura informou que as tradicionais missas e celebrações estão suspensas na data e não serão realizadas nos cemitérios. Não haverá comércio de flores, mas é permitido às famílias que levem as próprias flores, desde que sejam naturais. Os bebedouros do espaços estarão disponíveis somente para reabastecimento, sem consumo direto, portanto recomenda-se que as pessoas levem garrafinhas. O uso de máscara cobrindo nariz e boca será exigido durante toda a permanência nos espaços.



Confira o funcionamento dos diversos serviços no feriado nesta data.


Comércio

Segundo a CDL-BH, o comércio poderá funcionar no feriado de 2 de novembro de 2021 (Finados), de acordo com a Convenção Coletiva do Comércio de Belo Horizonte 2021/2022, respeitando-se o horário de funcionamento estipulado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Ainda segundo a CDL, o empregador poderá exigir que o empregado trabalhe neste dia, sob a condição de ceder folga no prazo de 60 dias. A folga também não poderá coincidir com feriado ou dias destinados ao descanso remunerado semanal.

O Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas BH) também informou que o comércio lojista poderá convocar seus empregados para trabalhar no dia 2 de novembro nas cidades de Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará e Vespasiano. No comércio de rua, a jornada de trabalho será de 8 horas. No Shopping Cidade, Shopping Norte e Anchieta Garden Shopping, a jornada de trabalho será das 10h às 16h, e de 14h às 20h nos restante dos shopping centers de BH e demais cidades citadas.


Supermercados

De acordo com a AMIS, os supermercados de Belo Horizonte podem funcionar normalmente na próxima terça-feira, já que a abertura das lojas está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor.

"Os horários de funcionamento são definidos pelas empresas de forma autônoma, assim como possível fechamento de unidades onde haja significativa redução da demanda no feriado", completa a entidade.


Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que as agências bancárias estarão fechadas no dia 2, inclusive nas cidades onde o feriado foi antecipado para outro dia. Já na segunda-feira (1°), eles abrem normalmente, a não ser nos municípios em que existam feriados municipais.


Cemitérios

A PBH liberou a visita aos cemitérios neste dia de Finados de 2021. Por causa da pandemia, em 2020 os familiares dos mortos não puderam prestar homenagens nas necrópoles. Mas, para evitar aglomerações, as tradicionais missas e celebrações continuam suspensas e não vão ocorrer no dia.


Cemig

As agências de atendimento ao público da Cemig funcionarão normalmente, de 8h às 16h30, na segunda (1º). Na terça (2), os locais não terão expediente, que só será retomado ao normal na quarta-feira (3).


Hemominas

No dia 2 as unidades do Hemominas estarão todas fechadas na capital mineira. Já no dia 1º, o funcionamento será normal.


Mercado Central

Tanto na segunda-feira como na terça, o Mercado Central de BH funcionará das 8h às 18h, normalmente.


Limpeza urbana

A Superintendência de Limpeza Urbana de BH (SLU-BH) disse que no feriado, a coleta domiciliar e diferenciada ocorrerá normalmente. Também estarão em atividade os garis de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), a central de Tratamento de Resíduos (CTRS) Macaúbas, e as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs).

Funcionamento UAIs De acordo com a prefeitura, na segunda (1º) e na terça-feira (2), não haverá expediente nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) .

Diversos serviços prestados nas unidades estarão disponíveis de forma virtual, pelo Portal MG e no MG App.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!