• jornalismo42

Confira o que abre e o que fecha em BH no feriado de Ano Novo

Com a aproximação de mais um feriado nacional, o dia 1ª de janeiro, que provoca a altaração no funcionamento de uma série de serviços e entidades públicas, preparamos uma relação com os principais serviços para os belo-horizontinos já se prepararem.


Bancos

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.

No dia 31, as instituições financeiras ficam fechadas, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos.

Portanto, o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro (quinta-feira).


Saúde

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Central de Internação, SAMU, Serviço de Urgência de Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental e laboratórios das UPAs Funcionam normalmente 24h por dia, todos os dias


Centros de Saúde 31/12: funcionam de 7h às 12h 1°/1/22: não funcionam Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Funciona com escala de plantão Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais 31/12: funciona de 7h30 às 12h e de 12h às 18h 1°/1/22: funciona das 8h às 12h


Centros de Convivência, Centro de Controle de Zoonoses, Laboratórios de zoonoses, Centros de Especialidades Médicas, Central de Atendimento a Liminares, Centros de Referência à Saúde do Trabalhador, Centro de Treinamento e Referência, Unidades de Referência Secundária, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, Centro Municipal de Oftalmologia, Centro Municipal de Esterilização, Centros de Reabilitação, Academias da Cidade, Centros de Especialidades Odontológicas e Alta Complexidade

31/12: funcionam de 7h às 12h

1°/1/22 - não funcionam


Serviço de Atenção à Saúde do Viajante

31/12: funciona de 8h às 12h

1°/1/22 - não funciona


Guarda Civil Municipal

Funcionamento normal


Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH)

Funcionamento normal


Defesa Civil

Funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones de contato são: 199 e o 3277-8864


Supermercados

De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), os supermercados da capital não vão funcionar no dia de janeiro (Confraternização Universal). Entretanto, nos domingo (2/1), as lojas poderão ser abertas normalmente.


Segurança Alimentar e Nutricional

Banco de Alimentos (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio)

Não funcionará no dia 31


Central de Abastecimento Municipal (Rua Maria Pietra Machado, 125 – São Paulo)

Funcionará no dia 31 das 7h às 13h


Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado Popular da Lagoinha

Não funcionará no dia 31


Direto da Roça

Funcionamento facultativo


Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio)

Funcionamento de 8h às 13h no dia 31


Feira de Orgânicos

Funcionamento facultativo


Feiras Livres

Funcionamento facultativo


Feira da Agricultura Urbana – Pontos regionais

Funcionamento facultativo


Feira Modelo da Savassi (Rua Tomé de Souza, entre av. Cristóvão Colombo e rua Pernambuco)

Funcionamento facultativo


Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro)

Funcionamento das 7h às 13h no dia 31


Restaurantes Populares I, II, III e IV

Funcionamento normal para os finais de semana e feriados também nos dias 26 e de 31 de dezembro a 2 de janeiro, ou seja, oferta de almoço exclusivamente para a população em situação de rua


Programa Abastecer

Funcionamento das 7h às 13h no dia 31 de dezembro


Comércio

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o comércio da capital mineira terá funcionamento em horários variados nos próximos dias. Neste dia 30, os comércios de rua poderão funcionar de 9h às 20h e os shoppings de 10h às 22h.

No dia 31 de dezembro, os horários sugeridos pela entidade são de 8h às 18h para os comércios de rua e de 10h às 18h nos shoppings.


Trânsito e Transporte Os ônibus do transporte coletivo em Belo Horizonte circulam com horários de dias úteis em 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro o transporte funciona com horário de domingos/feriados. Os usuários podem consultar as linhas no portal da prefeitura ou pelo APP SIU Mobile.

Limpeza Urbana A coleta domiciliar de lixo acontece normalmente no dia 31. No dia 1º de janeiro não haverá serviços de limpeza. Sendo assim, a coleta domiciliar de lixo, a coleta seletiva e a varrição, entre outros, não serão feitos no Ano Novo. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) também estarão fechadas neste dia. Saúde Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Central de Internação, SAMU, Serviço de Urgência de Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental e laboratórios das UPAs funcionam normalmente 24h por dia e todos os dias.


Equipamentos Culturais

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Cine Santa Tereza, Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, Teatro Francisco Nunes e Teatro Marília, Centros culturais e bibliotecas, Centro de Referência da Cultura Popular Tradicional Lagoa do Nado

Permanecerão fechados.


Casa do Baile

31: abre normalmente, das 10h às 18h

1º/1: fechado

2/1: abre normalmente, das 10h às 18h


Museu Casa Kubitschek

31/12: abre normalmente, das 10h às 18h

1º/1: fechado

2/1: abre normalmente, de 10h às 18h


Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)

31/12: abre normalmente, de 11h às 18h

1º/1: fechado

2/1: abre normalmente, de 11h às 18h


Museu da Moda (MUMO)

Permanecerá fechado entre os dias 31 de dezembro a 2 de janeiro


Museu da imagem e do Som de BH (MIS BH)

Permanecerá fechado entre os dias 31 de dezembro a 2 de janeiro


Postos de Informação Turística

Somente o Centro de Atendimento ao Turista do Mercado Central (CAT) estará aberto de 8h às 17h no dia 31. No dia 1º de janeiro permanecerá fechado. Os demais CAT's estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Parques Municipais e Zoobotânica Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022 os parques municipais estarão abertos ao público.

Veja os horários de funcionamento: - Parque Municipal Américo Renné Giannetti – aberto das 8h às 17h (necessidade de agendamento e vacinação contra febre amarela) - Parque Aggeo Pio Sobrinho – aberto das 7h às 18h (exigência do comprovante de imunização contra febre amarela) - Parques Jacques Cousteau – aberto das 7h às 18h (exigência do comprovante de imunização contra febre amarela) - Parque das Mangabeiras – aberto das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h)* - Parque da Serra do Curral – aberto das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h)* - Parque Ecológico da Pampulha – aberto das 8h30 às 18h* - Parque Jacques Cousteau – aberto das 7h às 18h* - Parque Ecológico Roberto Burle Marx – aberto das 7h às 18h* - Parque Ecológico da Pampulha – aberto das 8h às 17h* *Exigência do comprovante de imunização contra febre amarela ou termo de responsabilidade.


Jardim Botânico e Zoológico

Abertos das 8h às 17h (com necessidade de agendamento) no dia 31

Fechados no dia 1º de janeiro.


Cemitérios Públicos Municipais

Cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão abertos das 7h às 19h, exclusivamente, para a realização e o atendimento para velórios e sepultamentos. O acesso está restrito a 30 pessoas por velório e sepultamento, podendo ocorrer revezamento. Plantão administrativo para agendamentos: das 7h às 19h.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!