• Adriana Valadares

Continua sem previsão o retorno às aulas presenciais, em Belo Horizonte


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), reafirmou nesta segunda-feira (28), em entrevista coletiva, que não há data para a volta às aulas na capital. Na última quarta-feira (23), a prefeitura suspendeu os alvarás de todas as instituições de ensino. A medida veio horas depois de o governo de Minas Gerais permitir a retomada das atividades presenciais na educação básica a partir de outubro.

“A questão do alvará é uma questão prática. Não é uma questão de cassar alvará de escola. Cassar alvará pode ser de botequim que fez bagunça. Era simplesmente para evitar uma corrida jurídica que se ensaiou na abertura da escola do Exército”, disse Kalil, ao citar a situação do Colégio Militar de Belo Horizonte. A instituição foi proibida pela Justiça Federal de funcionar, após várias liminares terem sido expedidas durante uma semana, após a volta às aulas no local. Uma audiência de conciliação entre a prefeitura e o Colégio Militar chegou a ser agendada para que as partes discutissem a situação, mas, segundo o prefeito, não há como abrir uma escola e não abrir todas as outras.

Alexandre Kalil disse ainda que os R$ 14 milhões da verba federal destinados ao combate ao Covid-19 foram investidos em adequações das escolas municipais e creches, seguindo protocolos de saúde criados pela prefeitura. “Estamos preparados para abrir amanhã, se fosse o caso. Mas não há data para a retomada das aulas em Belo Horizonte", disse o prefeito. Segundo a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, uma grade curricular está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), baseada em um mapeamento da situação social e econômica dos alunos. O objetivo é verificar quem são os estudantes que possuem acesso à internet e quem precisa de uma atenção especial. Em 21 de setembro, a prefeitura abriu o cadastro escolar para o ano que vem. De acordo com a secretária municipal de Educação, o motivo é que as famílias possam garantir vagas para o ensino em 2021.

"Nós não vamos ficar parados de um ano pro outro. Nós seguimos trabalhando muito. Este cadastro é necessário para que os alunos já tenham seu lugar garantido quando as atividades presenciais retornarem", explicou.

3 visualizações
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!