• jornalismo42

Defesas civis farão simulado de emergência em Itabira, na Região Central de Minas

As defesas civis Estadual e Municipal de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, com o apoio da Vale, fazem no próximo sábado (27), às 14h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal. A atividade, rotineira e preventiva, envolverá cerca de 17, 6 mil pessoas.

No horário do treinamento, a população será avisada por meio do toque de sirenes – antes é emitida uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro em área segura.

Ação faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação. O objetivo é reforçar a prevenção e orientar a população sobre como agir em caso de emergência.

Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do tráfego na MG-129, nos kms 8, 24 e 30; na MGC-120, sentido Nova Era; na AMG 900-1210, sentido mina Conceição; e em diversas vias em Itabira.

Serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde do município, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu e Rio do Peixe continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e a estrutura Pontal permanece em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.

As barragens passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas pelo site da Vale.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!