• Adriana Valadares

Escolas estaduais reabriram em Belo Horizonte e em 127 municípios mineiros

Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Belo Horizonte puderam voltar às aulas presenciais a partir dessa segunda-feira (12).

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), 121 escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental na capital, com cerca de 34 mil alunos matriculados, puderam retomar as atividades.

O Sind-UTE, que representa os professores, é contra a retomada das atividades presenciais nas escolas. Segundo a coordenadora-geral do sindicato, Denise Romano, em algumas instituições do estado, falta água nos banheiros. Em outras, não há ventilação adequada nas salas de aula.

A SEE-MG informou que "todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza".

A secretaria ainda ressaltou que o retorno é facultativo – as prefeituras têm autonomia para decidir se reabrem ou não as escolas, e a presença dos alunos não é obrigatória. Além disso, vai haver alternância entre as atividades remotas e presenciais: em uma semana, os alunos frequentam as salas de aula e, na outra, estudam em casa. As apostilas dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e o aplicativo Conexão Escola serão mantidos, assim como as videoaulas transmitidas pela Rede Minas.

Belo Horizonte já autorizou a retomada de aulas presenciais da educação infantil e do ensino fundamental. Na rede privada, alunos até o 9º ano estão indo às escolas. Na rede municipal, estudantes até o 5º ano retornaram. Os alunos de 6º ao 9º ano poderão voltar no dia 5 de agosto. O ensino médio presencial ainda não está permitido pela prefeitura, em nenhuma das redes.

Em todo o estado Em Minas Gerais, 800 municípios estavam autorizados a receber os alunos presencialmente a partir desta segunda-ferira, mas em apenas 127 as atividades serão retomadas, de acordo com a SEE-MG. A pasta não explicou se as demais 673 prefeituras apresentaram restrições contra o retorno.

Segundo a secretaria, 301 escolas estaduais de 45 municípios retomam as atividades dos anos iniciais do ensino fundamental, para alunos do 1º ao 5º ano. Estas instituições estavam na onda vermelha e fizeram o acolhimento dos professores na semana passada.

Em 26 municípios, 153 escolas que já tinham reaberto para estudantes até o 5º ano podem ampliar o funcionamento e atender também alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio a partir desta segunda-feira.

Outras 297 escolas, em 56 municípios, que passaram para a onda amarela do Minas Consciente na semana passada, podem iniciar as atividades já para alunos do 1º ao 5º ano e 9º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio.

Em nota, a SEE-MG informou que "todo avanço e/ou recuo das atividades presenciais será avaliado após um período mínimo de 14 dias de retorno, em consonância com o plano Minas Consciente e as determinações de cada administração municipal".

Pais, alunos e responsáveis podem acompanhar a lista de cidades e escolas aptas ao retorno das atividades presenciais no site da SEE-MG.





0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!