• Adriana Valadares

Governador diz que Minas comprará vacina se fornecimento do governo federal não for adequado

O governador de Minas Romeu Zema afirmou que o Estado pretende comprar vacinas contra a Covid-19, caso não haja fornecimento adequado do governo federal. A fala de Zema foi dada, nesta terça-feira (23), durante cerimônia na ALMG em que o parlamento devolveu ao governo de Minas R$ 80 milhões economizados do orçamento do ano passado. Ainda nessa terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios também comprem doses de vacinas contra Covid-19.

"Nós governadores já nos unimos e estamos orçando, estamos vendo fornecedores no exterior para que os Estados também possam comprar. Nós estamos ampliando o leque, caso o governo federal não atenda adequadamente nós teremos alternativas", afirmou o governador, mas fez ressalvas sobre a decisão do STF.

"Vale lembrar que a decisão do STF tem uma ressalva que especifica que os Estados e municípios poderão adquirir (vacinas) caso o governo federal não esteja atendendo, fornecendo adequadamente", ponderou.

Zema também lembrou, conforme ele já tinha divulgado nas redes sociais, do anúncio feito pelo Ministério da Saúde aos governos dos Estados do envio de 3, 2 milhões de novas doses dos imunizantes para todas as unidades da federação.

"O Ministério da Saúde já passou uma projeção de vacinas. No mês de março, Minas Gerais e todo o Brasil deverá receber uma quantidade de vacinas, em um mês, que representa o triplo do daquilo que se recebeu no primeiro bimestre", completou.

Segundo Zema, o valor recebido da ALMG será destinado à saúde e ao combate à Covid-19 no Estado. No cheque simbólico, entregue pelo presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), foi feita uma projeção de quantas doses de imunizantes se daria para comprar com os R$ 80 milhões. De acordo com o cálculo dos deputados, com o valor o governo do Estado conseguiria adquirir 4.725.339 de doses da vacina.


ATUALIZAÇÃO

O governador Romeu Zema (NOVO) divulgou a chegada de mais doses da vacina contra a Covid-19 a Minas Gerais. O anúncio foi feito por meio do perfil oficial dele, nas redes sociais. Segundo Zema, Minas deve receber mais 357.400 doses do imunizante. É a quinta remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao estado, e tem chegada prevista para 11h30 desta quarta-feira (24). O governador afirmou, ainda, que o material será distribuído às Unidades Regionais de Saúde e aos municípios mineiros, mas não divulgou o cronograma dessa operação.


Foto divulgação: Agência Minas


0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!