• Adriana Valadares

Governo de Minas determina instalação de barreiras sanitárias em todas as cidades do estado

Uma das medidas adotadas em Minas Gerais com a adesão da “onda roxa”, determinada pelo governo do estado, é a instalação de barreiras sanitárias em todos os 853 municípios para evitar aglomerações e conter fluxo de pessoas nas cidades. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (17).

Em Belo Horizonte as barreiras sanitárias voltaram ainda na sexta-feira dia 5 de março e estão localizadas na rodoviária, na estação central do metrô e em três avenidas da capital. De acordo com a prefeitura, elas serão ampliadas nas próximas semanas.

Segundo a publicação do Governo, a prefeitura das cidades poderão fixar barreiras sanitárias nas principais vias locais e intermunicipais. Os pontos de fiscalização e o horário de funcionamento serão definidos "conforme viabilidade de local, insumos, recursos humanos e necessidade de cada município".

A determinação ainda explica que "caberá ao município o planejamento e operacionalização das barreiras sanitárias, garantindo a atuação de profissional de saúde capacitado para identificação de casos suspeitos de Covid-19 e orientação sobre as medidas de sua prevenção".

Segundo o estado, o acesso ao município deverá ser garantido à população residente e às pessoas que trabalharem ou necessitarem das atividades e serviços essenciais. Documento que comprove vínculo com atividade permitida ou a necessidade do deslocamento poderá ser exigido.

Ainda segundo o decreto, A Polícia Militar de Minas Gerais vai atuar em conjunto com os órgãos municipais.



0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!