• jornalismo42

Governo de Minas determina toque de recolher e fechamento de lojas em parte do estado

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) determinou nesta quarta-feira (3) o fechamento do comércio não essencial, toque de recolher das 20h às 5h e restrição de circulação de pessoas em duas regiões do estado que estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19. As medidas já começam a valer de imediato.

Esta é a primeira vez que o governo estadual intervém sobre as prefeituras durante a pandemia. As regiões Noroeste e Triângulo Norte passam a integrar a chamada "onda roxa", nova fase do programa Minas Consciente criada nesta quarta.

A decisão vale por 15 dias. As regiões que estão na onda vermelha serão monitoradas diariamente e podem migrar para a onda roxa caso a situação piore. Segundo o governador, as forças de segurança serão acionadas para fiscalizar as medidas. Haverá punição em caso de descumprimento, mas o governador não divulgou como isso será feito.

Zema também disse que os municípios que estiverem na onda roxa serão obrigados a seguir as regras determinadas pelo estado, ao contrário do que vinha acontecendo até então, quando cabia a cada prefeitura decidir aderir ou não ao Minas Consciente.

“Onda roxa é uma onda diferente das demais. Não é mais opcional aos prefeitos decidirem se eles vão aderir ou não. A adesão é impositiva para evitar o total colapso da rede de saúde”, disse Zema.

Sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá poder de decisão às prefeituras para adotarem medidas contra a pandemia, o governador disse que a onda roxa diz respeito ao âmbito regional, daí ser possível a imposição das proibições.

“Realmente há essa prerrogativa de os prefeitos fazerem o que é mais adequado. Mas o mérito aqui é sobre o sistema regional de saúde”, falou Zema.

Confira as medidas impostas pela "onda roxa":

  • Fechamento do comércio não essencial

  • Suspensão de cirurgias eletivas

  • Apoio das forças de segurança

  • Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)

  • Toque de recolher das 20h às 5h

  • Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço

  • Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe

  • Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa

  • Implantação de barreiras sanitárias de vigilância

  • Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)


Confira a lista de cidades incluídas na "onda roxa":


Região Noroeste Brasilândia de Minas João Pinheiro Lagoa Grande Cruzeiro da Fortaleza Guarda-Mor Guimarânia Lagamar Lagoa Formosa Patos de Minas Presidente Olegário São Gonçalo do Abaeté Serra do Salitre Varjão de Minas Vazante Arapuá Carmo do Paranaíba Matutina Rio Paranaíba Santa Rosa da Serra São Gotardo Tiros Arinos Bonfinópolis de Minas Buritis Cabeceira Grande Chapada Gaúcha Dom Bosco Formoso Natalândia Paracatu Riachinho Unaí Uruana de Minas


Região Triângulo Norte Cachoeira Dourada Campina Verde Canápolis Capinópolis Centralina Gurinhatã Ipiaçu Ituiutaba Santa Vitória Abadia dos Dourados Coromandel Douradoquara Estrela do Sul Grupiara Iraí de Minas Monte Carmelo Patrocínio Romaria Araguari Araporã Cascalho Rico Indianópolis Monte Alegre de Minas Nova Ponte Prata Tupaciguara Uberlândia



0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!