• Adriana Valadares

Governo de Minas e PBH na expectativa para início da vacinação

Minas Gerais deve iniciar a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (18) a partir de 17h, de acordo com assessoria de imprensa do governo.

Inicialmente a vacinação estava prevista para começar na próxima quarta-feira (20), mas nesta segunda, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, em reunião em São Paulo, que a vacinação nos estados brasileiros deveria começar ainda hoje.

Sendo assim a previsão no Estado mudou para esta segunda. O governador Romeu Zema (Novo) foi ao Estado paulista para garantir a chegada de cerca de 561 mil doses da Coronavac para Minas. Zema disse que assim que as vacinas chegarem elas serão imediatamente a distribuição e aplicação nos grupos prioritários.

"As 561 mil doses da vacina devem chegar hoje, às 16h, a Belo Horizonte, na Rede de Frio, na Gameleira e serão distribuídas para as 28 regionais de saúde por transporte aéreo e terrestre", informou o governo.

O Estado já tinha adquirido 50 milhões de agulhas e seringas para garantir a vacinação contra a doença. As vacinas da Oxford/Astrazeneca e Coronavac/Sinovac tiveram o uso emergencial aprovado pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tarde deste domingo (17). A equipe da PBH estima 24 horas como prazo necessário entre a chegada das vacinas a Minas e o início das aplicações. A ideia é que as doses sejam distribuídas às unidades públicas e privadas de saúde. A partir daí, as chefias se organizariam, internamente, para vacinar suas equipes.

Os profissionais de saúde, vale lembrar, estão contemplados na fase prioritária do plano de imunização construído pela saúde federal. Além deles, há indígenas e idosos residentes em casas de repouso. Cobrir todos os grupos tidos como essenciais neste momento, contudo, vai depender da quantidade de doses recebida pela cidade. A quantia encaminhada a cada localidade será definida pela saúde estadual.




0 comentário
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!