• Adriana Valadares

Governo faz diagnóstico de alunos da rede estadual para volta às aulas em Minas


Júlia Sant'Anna - Sec. de Estado de Educação (foto: reprodução Rede Minas)

A partir desta segunda-feira (5), as escolas que estão em cidades da onda verde, do programa estadual Minas Consciente, vão poder retomar as aulas presenciais. Mas as escolas estaduais só voltam a partir do dia 19, depois de avaliação diagnóstica do aprendizado adquirido pelos alunos durante a pandemia. O diagnóstico deve ser realizado pelo aluno também a partir desta segunda, no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

A avaliação será aplicada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e não vale nota. O objetivo é identificar as dificuldades e o conteúdo assimilado por cada um durante as aulas remotas oferecidas por programa de TV e por apostilas, distribuídas pelas escolas. Para estudantes que não têm internet, as escolas fornecerão a avaliação impressa. A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos. A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para janeiro e fevereiro de 2021, é uma das justificativas dadas pela Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’anna para priorizar os alunos do terceiro ano do ensino médio na retomada das aulas presenciais, a partir do dia 19.

A Secretaria de Estado de Educação informou, em nota, que durante a pandemia, o programa “Se Liga na Educação” traz, às sextas-feiras, conteúdo especial para alunos que estão se preparando para o Enem, com cinco horas destinadas ao ensino do conteúdo, além de uma hora de programação ao vivo para tirar dúvidas.

Na última semana, a Secretaria de Estado de Educação divulgou o protocolo que deverá ser adotado para a retomada das aulas, com regras específicas para distanciamento entre alunos e desinfecção dos ambientes.

Veja o protocolo na íntegra

A autorização final para a reabertura ou não das escolas cabe aos municípios. As regras definidas pelo governo do estado são apenas para embasar as decisões de prefeitos de cidades que aderiram ao programa de flexibilização estadual, Minas Consciente.


As definições são as seguintes:

  • Municípios que estão na onda vermelha – só podem funcionar instituições de ensino de saúde: Autorização para funcionamento das aulas práticas de saúde com atendimento à população;

  • Municípios que estão na onda amarela – autorização para funcionamento da graduação, pós-graduação e outras atividades de ensino;

  • Municípios que estão na onda verde –autorização para funcionamento dos anos infantil, fundamental e médio.



logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!