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Lançamento de edital do Rodoanel está previsto para novembro deste ano

O lançamento do edital de concessão do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte está previsto para novembro deste ano, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra). O projeto recebeu mais de 650 contribuições em quase 100 dias de consulta pública. Cinco audiências públicas também foram realizadas.

Ele estava previsto para ser divulgado entre junho e julho. O projeto, que pretende aliviar o trânsito no Anel Rodoviário, vai custar R$ 4,5 bilhões. A Vale irá bancar R$ 3,5 bilhões deste montante, como prevê o acordo bilionário fechado com o governo de Minas Gerais para reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O restante será custeado pelo pedágio que será cobrado pela empresa que terá a concessão da estrada. A previsão é que a concessão dure 30 anos.

As obras devem começar em março de 2023 e as principais alças devem ser entregues daqui a cinco anos.

Uma das questões que preocupam ambientalistas é a construção de parte da pista no Parque Estadual do Rola Moça e na Serra da Calçada. No projeto, o trecho da alça sul passa por esses dois locais.

O governo informou que túneis e viadutos estão previstos para diminuir o impacto na fauna e na flora locais. Além disso, discussões entre governo e representantes de entidades ambientais estariam em andamento para buscar soluções mais sustentáveis.

Entre as contribuições recebidas durante a consulta pública, há as sugestões de dois novos traçados. Elas foram enviadas pela Prefeitura de Betim, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

"Tais contribuições de novos traçados não tinham o mesmo nível de maturidade técnica dos estudos realizados e colocados pelo Estado em consulta. Assim, visando a avaliação de todas as contribuições recebidas, e com o mesmo rigor técnico daquilo que já foi realizado, a Seinfra está realizando estudos complementares neste momento, necessários para publicação do edital com todas as contribuições devidamente respondidas e analisadas com a profundidade que o projeto requer", disse o secretário Fernando Marcato.

O licenciamento ambiental da obra deve ser liberado em março de 2023, data prevista para o início das obras.

Cerca de 200 famílias de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão retiradas de suas casas para a realização das obras do Rodoanel.

A desapropriação deve custar R$ 1,2 bilhão, segundo o secretário.


Cronograma previsto

  • 6 de fevereiro – início da consulta pública

  • 22 de março – fim da consulta pública e início de ajustes no projeto (prazo prorrogado para o dia 8 de abril)

  • 8 de abril - fim da consulta pública e início de ajustes no projeto (prazo prorrogado para o dia 28 de abril)

  • 28 de abril - fim da consulta pública e início de ajustes no projeto

  • Junho/julho de 2021 – lançamento do edital de concessão (prazo adiado para novembro de 2021)

  • Outubro – fim da análise das propostas

  • Fevereiro de 2022 – realização do leilão e data de assinatura do contrato

  • Março de 2023 – liberação do licenciamento ambiental

  • Março de 2023 – início das obras

  • Março de 2026 – entrega das alças norte, oeste e sudoeste

  • Março de 2027 – entrega da alça sul


O período de concessão do Rodoanel será de 30 anos. O pedágio a ser cobrado funcionará no sistema “pague pelo uso”. O motorista irá pagar pela quilometragem rodada. De acordo com o secretário, será uma iniciativa inédita no país. A expectativa é que 32 mil veículos circulem pelo Rodoanel diariamente.


O tamanho do Rodoanel

  • Alça sul – 17 Km

  • Alça sudoeste – 13,28 Km

  • Alça Oeste – 25,8 Km

  • Alça Norte – 43,9 Km





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