• Adriana Valadares

Minas adota novo protocolo, após confirmação de casos de reinfecção pela covid-19 no mundo

O governo de Minas Gerais informou que, após a confirmação de casos de reinfecção por coronavírus no mundo, adotou um novo protocolo no estado. Com isso, todos os casos positivos para Covid-19 com novo quadro clínico após 90 dias da primeira confirmação devem ser testados e notificados.

O primeiro caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong em 24 de agosto. Pesquisadores testaram o código genético do vírus e afirmaram ter encontrado sequências diferentes na primeira e segunda infecção. E outros dois casos foram confirmados, um na Bélgica e outro na Holanda. Uma porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que os casos assim não parecem ser comuns.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Minas Gerais, não há confirmações. Segundo a pasta, três casos – um em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um em Varginha, no Sul de Minas, e o terceiro na capital mineira – estão sendo investigados. Outros casos foram notificados, mas os dados estão sendo verificados para ver se se enquadram nos critérios para investigação. Ainda de acordo com a SES, pelo novo protocolo, as amostras positivas devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará sequenciamento genético para verificar a presença de mutações. As novas orientações para casos suspeitos de reinfecção no estado fazem parte da atualização técnica ao protocolo de Infecção Humana. Foram incluídos novos grupos de testagem pelo método RT-PCR, como os profissionais de serviços essenciais e os contatos de casos confirmados em surtos. Também houve mudanças no tempo de isolamento social para pacientes graves e leves. Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação de Covid-19 é recomendado o isolamento pelo período de 20 dias após início dos sintomas ou após 10 dias, desde que o paciente esteja a 24 horas sem febre e sem uso de medicamentos. Para os casos leves, a recomendação é de que o isolamento seja feito por 10 dias, após o início dos sintomas, desde que passem 24 horas sem febre e sem uso de medicamentos. Antes, eram esperadas 72 horas. As alterações seguem a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).


1 visualização
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!