• jornalismo42

Minas assina acordo para zerar emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050


O governador Romeu Zema (Novo) e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, assinaram um acordo nesta quarta-feira (9) incluindo Minas Gerais à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero). A proposta é zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Segundo Zema, com esse acordo, Minas se torna o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha. “A adesão de Minas reforça o compromisso em garantir o desenvolvimento econômico e sustentável. No Race to Zero, Minas Gerais se juntará a outros estados de diferentes países do mundo que já integram a campanha, como Califórnia, Nova York, Havaí e Washington, nos Estados Unidos; Catalunha, Madrid e Navarra, na Espanha. Há ainda estados da Suécia, Austrália, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Bélgica”, disse Zema.

Segundo o governo, no início de 2021 o estado anunciou investimento de R$ 25 bilhões com a instalação de uma fábrica de veículos elétricos e baterias em Minas que deve ajudar a eliminar a emissão de gases.

“Será criado também o Fórum Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas, que vai determinar medidas específicas para alcançar o Race To Zero até 2050. Também estão sendo elaborados projetos para análise na Assembleia criando a Lei de Enfrentamento às Mudanças Climáticas”, falou Zema.

No mesmo evento foi assinado protocolo de intenções com a ONG SOS Mata Atlântica para conservação e restauração ecológica de áreas no Bioma Mata Atlântica em Minas Gerais.





0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!