• jornalismo42

Na semana do doador de sangue e com estoques em baixa, Fundação Hemominas convoca voluntários

No dia nacional do doador de sangue, a Fundação Hemominas convoca voluntários e faz campanha para que aumente o número de pessoas que queiram doar sangue. Com os estoques em baixa, alguns em situação de alerta e tendo outros em situação crítica, a Hemominas faz um apelo aos doadores que estiverem saudáveis para que compareçam a qualquer uma de suas unidades no estado e contribuam para manter a oferta de sangue em níveis seguros.

A Fundação informou que devido a pandemia do novo coronavírus intensificou os procedimentos de higienização e prevenção em todas as unidades: é obrigatório o uso do álcool gel, são aceitas caravanas de no máximo dez pessoas e as salas de espera e de coleta de sangue foram reorganizadas para garantir distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Além disso, para evitar aglomeração, a doação precisa ser agendada pelo site da Fundação ou pelo aplicativo MGapp.

Os endereços das unidades e os horários de atendimento podem ser consultados aqui.


Recomendações 

Quem tiver interesse em doar sangue deve seguir algumas recomendações: é necessário estar saudável e, no caso de ter sintomas de gripe (como tosse, febre, coriza e dor de garganta), será necessário aguardar 30 dias para fazer a doação. 

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus da covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação, mesmo que assintomáticos. Doadores que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para covid-19 também são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.



Imagem: Reprodução site Hemominas

0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!