• Adriana Valadares

Ouvidoria Geral de MG recebeu mais de 2 mil denúncias de irregularidades na vacinação contra a Covid


A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) já recebeu, desde o início da pandemia, 2.590 denúncias relacionadas a irregularidades na vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais. Dessas, 1.913 estão relacionadas a fura-filas. Os números incluem denúncias de competência municipal, estadual, regional e do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Lagoa Santa, na Grande BH, a prefeitura do município abriu uma sindicância para apurar suposta vacinação de servidores públicos municipais em desacordo com os planos federal e estadual de imunização. Questionada sobre este caso, a OGE informou que as denúncias recebidas por ela "são sigilosas e seguem os trâmites previstos na lei".

Segundo a Câmara Municipal de Lagoa Santa, informações sobre os fura-filas foram pedidas pelos vereadores e estão em segredo de Justiça. A Casa afirmou que o vereador Leonardo Daher (PL) foi quem pediu a relação das pessoas vacinadas na cidade, recebendo apenas uma lista com as iniciais dos vacinados.

A administração municipal afirmou ainda que "tão logo seja recebida a comunicação do legislativo, estaremos esclarecendo todos os procedimentos adotados em relação ao Plano Municipal de Imunização. Desta forma, a prefeitura se posicionará assim que comunicada oficialmente, quando serão adotados todos os procedimentos cabíveis buscando a verdade dos fatos".

Procurado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) respondeu que a Segunda Promotoria de Justiça de Lagoa Santa definiu com o presidente da Câmara Municipal que, após a conclusão das investigações feitas pela Câmara, uma cópia do relatório será encaminhada ao MP para que as devidas providências sejam tomadas.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lagoa Santa já registrou 5.221 casos e 110 mortes por Covid-19. Em Minas Gerais, foram confirmados 1.747.308 casos e 44.623 óbitos em decorrência da doença.

Denúncias relacionadas à vacinação em Minas Gerais podem ser feitas pela população no Canal Coronavírus, exclusivo para denúncias da população sobre a pandemia.


0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!