• Adriana Valadares

PBH anuncia novas reaberturas; e a permissão da venda de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes

Atualizado: Ago 28



Academias e clínicas de estética poderão voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (31). Além disso, bares e restaurantes poderão voltar a vender bebida alcoólica e funcionar à noite às sextas feiras e nos finais de semana a partir do dia 4 de setembro.


O anúncio foi feito em coletiva de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (27).


Para a as academias, haverá algumas regras, como agendamento do horário nas academias, para que tenha uma pessoa a cada 7 m² no local.


  • Academias - a partir de 31/08 Sem restrição de horário e dias de semana. Com agendamento prévio e 1 pessoa a cada 7m².

  • Clínicas de estética - a partir de 31/08 Terça a sexta-feira, das 11h às 20h; Sábado, entre 9h e 17h; Em shoppings, de segunda a sexta-feira, entre 12h e 20h.

  • Bares e restaurantes - a partir de 04/09 Segunda a quinta-feira, das 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica (mantém o que já estava valendo desde 24/8); Sexta-feira, entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h; Sábado e domingo, entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica em todo o período.


Pelas novas regras, bares e restaurantes poderão vender bebidas alcoólicas, às sextas-feiras das 17h às 22h e das 11h às 22h aos sábados e domingos.


Nos demais dias, os estabelecimentos poderão funcionar só para o almoço, das 11h às 15h, como já vem ocorrendo nas últimas semanas.


"Não tem ninguém tranquilo com esse tema, mas já temos de olhar para o futuro, para reverter esse quadro de perda de emprego. E como olhamos para frente? Estudando e dialogando com os setores. Estamos desenhando algumas ações de médio prazo, ficarão prontas para o final do ano e próxima gestão", afirmou o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado.


A prefeitura de BH trabalha em um plano para ampliar o uso de calçadas por bares e restaurantes. Entre outros, os donos desses estabelecimentos poderão usar até 6 metros da calçada rumo à lateral do imóvel e também poderá dispor mesas e cadeiras nas vagas de estacionamento desde que com o cercamento.  


Também está em planejamento a possibilidade de fechamento de ruas para o funcionamento dos bares e restaurantes.


O decreto com todo o detalhamento desta nova fase de reabertura vai ser publicado no

próximo sábado (29).


O secretário do Planejamento, André Reis, destacou, antes de fazer o anúncio, que os indicadores desta quarta-feira (26) demonstram estabilidade nas ocupações de leitos e nos demais pontos que são monitorados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.


Indicadores - reprodução site PBH

O secretário de Saúde de BH, Jackson Machado, ressaltou que a doença ainda é muito grave e a pandemia não acabou. Ele disse que, se os indicadores piorarem, a prefeitura poderá recuar e voltar a fechar tudo de novo.

"A pandemia não acabou. A doença é muito grave e de 100 pessoas que se internam, 20 morrem. Obviamente que a adoção de medidas sanitárias e continuidade delas é muito importante. É hora de ter muita responsabilidade. Não será o normal que tínhamos antes da pandemia. Nosso modo de viver vai ter que mudar. Vamos conviver com esse vírus de modo endêmico por muitos anos, mesmo com aparecimento da vacina, então temos que nos preparar para uma nova realidade de agora pra frente. É muito importante que todos que estão aqui divulguem a necessidade de dar continuidade às medidas de proteção, uso de máscaras, higienização das mãos, e sair apenas quando extritamente necessário. Não é hora de chutar o pau da barraca", disse o secretário de Saúde.


Consultas

Todo o histórico de reabertura, os protocolos e regras vigentes podem ser acompanhados na página da prefeitura. Nela, os empresários e empreendedores podem consultar se seu estabelecimento está autorizado a funcionar na data da consulta e todas as orientações necessárias. A pesquisa pode ser feita pelo código ou descrição da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ou pelo grupo de atividades.


9 visualizações
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!