• Adriana Valadares

PBH assina convênio com a Caixa Econômica Federal para obras de contenção de enchentes

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou nesta terça-feira (8) convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) de empréstimo de R$ 200 milhões para a construção de dois reservatórios com objetivo sanar os problemas causados por enchentes na avenida Vilarinho, em Venda Nova.


O contrato prevê projeto, obras e desapropriações.


"Um dia isso teria que começar. Isso aqui não é metrô. O dinheiro está carimbado e as obras começam no ano que vem" disse o prefeito Alexandre Kalil após assinatura do contrato.


O valor será depositado nos cofres da PBH somente após o período eleitoral, mas o termo assinado nesta terça já garante o empréstimo, com juros de 0,92% ao ano.


"O desembolso será após o período eleitoral, mas os recursos estão disponíveis", pontua o superintendente de rede da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim.


O superintendente ressaltou ainda que o contrato é expressivo. "Esse é um dos maiores contratos do país. É muito importante, porque resolve problemas de muito tempo", disse.


Os reservatórios fazem parte de outras 12 obras previstas para resolver o problema das enchentes na região. Um deles, com obra já em andamento, será na avenida 12 de outubro, no bairro Candelária. 


O secretário de obras da PBH, Josué Valadão, explicou que os "grandes ralos", como ele chamou os reservatórios, terão 34 metros de profundidade cada um, com capacidade para reter grande quantidade de água pluvial.


"Os dois reservatórios juntos têm capacidade de reter 230 milhões de litros, praticamente dobrando a capacidade de retenção", explicou o secretário.


A expectativa é que as obras aconteçam em 30 meses.


1 visualização
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!