• Adriana Valadares

PBH mantém fechamento do comércio não essencial e anuncia novos protocolos para reabertura


A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (31), que o comércio não essencial de Belo Horizonte vai permanecer fechado na próxima semana.


De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, a reabertura dependerá da estabilização e melhoria dos indicadores epidemiológicos de Covid-19 e assistenciais.


Novos protocolos

A Prefeitura decidiu rever os protocolos que definem quais atividades podem funcionar, e em que horários e condições, quando isso for permitido.


Entre as principais novidades estão a abertura de shoppings centers logo na fase 1 e de bares e restaurantes, com algumas restrições, já a partir da fase 2.


As fases poderão avançar de 15 em 15 dias, sempre que o termômetro com os indicadores estiver verde ou amarelo.


As medidas serão válidas a partir da data em que o comércio e demais atividades forem liberadas para retomada do funcionamento, o que deve ocorrer com a diminuição dos casos de Covid-19 e a liberação de leitos de UTI e enfermaria.


Fase 1 Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle, comércio atacadista da cadeia de comércio varejista, cabeleireiros, manicure e pedicure, shopping contere, centros de comércio e galerias de lojas e atividades no formato drive-in

Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas  Terça a sexta, 11h às 19h

Shoppings  Terça a sexta, das 12h às 20h


Fase 2 Parques públicos, bares, restaurantes e lanchonetes e museus

Segunda a quinta para horário de almoço 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica  Sexta entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h Sábado e domingo até as 22h Sem restrições para delivery 

Praça de alimentação em shopping  Terça a quinta, das 11h às 17h Sexta até as 20h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h


Fase 3 Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico  Clubes sociais, esportivos e similares Eventos (exposições, congressos e seminários) Clínicas de estética


Escolas, cinemas e feiras

Três atividades não devem ter as atividades retomadas quando a prefeitura de BH flexibilizar o isolamento social: escolas, cinemas e feiras livres.


"Não há protocolo e não encaixamos em nenhuma das três fases por enquanto", afirma o secretário de Saúde de BH, Jackson Machado.


Segundo ele, a prefeitura de BH acompanha as medidas estabelecidas em outros países que estão em um patamar à frente da pandemia.


"Ainda faremos o enquadramento conforme o risco sanitário e de acordo com a estabilização de patamares favoráveis", afirma o secretário.

0 visualização
logo-rodape-novo.png
  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!