• jornalismo42

PBH oficializa fim da restrição de público em bares, shows e jogos de futebol

A Prefeitura de Belo Horizonte oficializou o fim do limite de público em atividades como jogos de futebol, espetáculos, cinemas, eventos sociais e feiras. Oito portarias foram publicadas no Dário Oficial do Município (DOM) nessa terça-feira (2).

No caso de eventos esportivos, espetáculos e eventos gastronômicos, por exemplo, quando o público for superior a 2 mil pessoas, a entrada será permitida apenas com apresentação de resultado negativo do exame de Covid-19, com teste dos tipos RT-PCR ou rápido de antígeno, feito até 72 horas antes, ou de comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina.

Também não será mais exigida distância mínima nos bares e restaurantes, que poderão voltar a funcionar com a capacidade total.

Segundo a prefeitura, as novas regras foram definidas pelos integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, diante do avanço da vacinação em Belo Horizonte e da estabilidade nos índices epidemiológicos.


Bares e cinema

Bares e restaurantes já não precisam mais de manter a distância de um metro entre as mesas. O limite de até oito pessoas sentadas por mesa também não precisa mais ser obedecido. O consumo de alimentos e bebidas, porém, segue restrito a pessoa sentadas nas mesas ou balcões. Outra mudança é que não precisará mais ser instalada barreira de acrílico ou vidro entre músicos e o público.

Nos cinemas, também não será mais necessário manter uma cadeira vaga entre diferentes grupos.

Veja portaria completa para bares e para cinema.

Jogos de futebol

Os jogos de futebol poderão contar com 100% de torcida, sem distanciamento entre assentos e com venda de camarotes. A venda de bebidas também foi flexibilizada e já não será limitada somente à venda em balcão. Com a novidade, o jogo entre Atlético e Grêmio, na quarta-feira (3), poderá ter lotação máxima. A obrigatoriedade de testagem negativa para Covid-19 ou vacinação completa contra a doença continua vigente para todos os torcedores.

Veja portaria completa.

Outros eventos esportivos

A testagem ou comprovante de vacinação são obrigatórios apenas em eventos com mais de 2.000 pessoas.

Veja portaria completa.

Casamentos e outros eventos sociais

Eventos sociais, como casamentos, também não terão mais limite de convidados - até então, o público deveria ser limitado a 250 pessoas. Eventos sociais também continuam a ser os únicos com autorização para montar pista de dança, enquanto pista em casas noturnas e bares continua proibido. Como nos bares, não será mais obrigatório instalar barreira física entre músicos e convidados. Testagem realizada há até 72 horas ou apresentação de comprovante de vacinação ainda são obrigatórias, inclusive para funcionários. A realização dos eventos sociais já não precisa ser comunicada à prefeitura com dois dias de antecedência.

Veja portaria completa.

Shows e outros espetáculos

Em eventos com público superior a 2.000 pessoas, é obrigatório que o público apresente teste negativo de Covid-19 realizado há até 72 horas ou comprovantes de vacinação completa. É uma medida mais rígida que a anterior, que previa essa obrigatoriedade apenas em locais com capacidade de público superior a 6.000 pessoas, com ocupação de 50%.

Veja portaria completa.

Eventos gastronômicos

O self-service volta a ser permitido, seguindo os mesmos protocolos de segurança de bares e restaurantes. Público acima de 2.000 pessoas precisam apresentar teste ou comprovante de vacinação.

Veja portaria completa.

Feiras, exposições e outros eventos corporativos

Apresentações teatrais e musicais voltam a ser permitidas e a distância de uma vaga vazia entre carros não é mais necessária.

Veja portaria completa.





0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!