• jornalismo42

PBH oficializa flexibilizações para bares e eventos além do retorno da torcida aos estádios

A prefeitura de Belo Horizonte oficializou a nova etapa de flexiblização na capital, com a liberação do retorno de público aos estádios e o aumento do horário de funcionamento dos bares e restaurantes na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, e já está em vigor.

Bares e restaurantes, por exemplo, vão funcionar das 11h às 23h, e não mais só até as 22h. Se for retirar para consumo em casa, o serviço funcionará até as 22h (antes era até as 21h). Agora, se o pedido for delivery, não tem restrição de horário.

A prefeitura também alterou o protocolo para ocupação das mesas, que podem juntar até seis pessoas. Nesse caso, a regra também vale para eventos e demais espaços com previsão de pessoas sentadas. As novas regras entraram em vigor já a partir dessa quinta.

Outras portarias publicadas nesta quinta-feira trazem as regras para os jogos de futebol, os eventos, as feiras e os shows e teatros.


Eventos Para a participação em eventos na capital, a prefeitura exige que todos os envolvidos – dos organizadores aos participantes -- apresentem comprovante negativo para a Covid-19 até 72 horas antes da realização. Vale do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno.

As pistas de dança ficam liberadas, desde que estejam em espaços abertos ou em locais fechados que tenham ventiladores de teto e de pé dirigidos para janelas abertas. As novas regras entram em vigor no dia 2 de agosto.

Feiras e congressos A partir de 2 de agosto, fica permitida a realização de feiras, congressos, seminários e exposições, agora com capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7m², incluindo expositores e funcionários, limitada a 800 pessoas.

É exigira a apresentação pelo público participante de resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72 horas antes do evento, inclusive funcionários. Acesse as novas regras.

Teatros e shows

A capacidade máxima de público não deve ser superior a 60% dos assentos, limitados a 600 pessoas, caso tenha serviço de alimentação para consumo no local. Quando não houver o serviço, a limitação passa para 800 pessoas. O público também deve apresentar teste negativo para a Covid-19 em até 72 horas antes do evento. As novas regras entram em vigor no dia 2 de agosto.

Futebol

A fila para a entrada nos estádios deve respeitar o distanciamento de 1 metro para cada torcedor, que deve usar máscara durante todo a partida. O público máximo é de 30% da capacidade do estádio, sempre ocupando assentos dos espaços abertos.

  • A prefeitura não recomenda que mulheres grávidas compareçam aos jogos.

  • A torcida será única e correspondente ao mandante do jogo.

  • Funcionários, imprensa e torcedores devem apresentar, impresso, o resultado negativo no teste para a Covid-19 até 72 horas antes da partida.

A prefeitura ainda previu regras específicas para os serviços de alimentação dentro dos estádios, que não poderão comercializar bebidas alcoólicas. A regulamentação completa pode ser visualizada aqui.


0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!