• Adriana Valadares

PBH troca radares da capital após vencimentos de contratos


Novos radares estão sendo instalados em Belo Horizonte. A prefeitura da capital está trocando seus equipamentos, em contratos que somam mais de R$ 71 milhões. Ao todo, há 154 radares em BH, monitorando quase 500 faixas.


O motivo da substituição, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), é a transição devido ao fim de contratos anteriores. Os equipamentos começaram a ser trocados em outubro de 2020, nos mesmos endereços em que já havia fiscalização. Até esta quarta-feira (6), não havia previsão de novos locais.


O pregão eletrônico foi publicado em fevereiro de 2020 e as empresas foram escolhidas com base no menor preço global, por lote. Os contratos foram homologados em agosto de 2020 e, juntos, chegam ao valor de R$ 71.667.943,74, que será pago ao longo de toda a vigência contratual.

Segundo a BHTrans, no ano passado, dois dos quatro contratos vigentes terminaram e, por isso, a licitação foi aberta para a transição. Os quatro novos lotes, sendo três de fiscalização eletrônica e um de central de processamentos, vão operar junto aos dois antigos que só vencem em outubro de 2022.


Ainda de acordo com a BHTrans, dos 154 radares, 65 estão em fase de implantação. Porém, nenhum desses novos está operando. O processo tem sido feito de forma gradual em toda a cidade.


De acordo com a autarquia, a homologação dos radares pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) teve o tempo alterado durante a pandemia de coronavírus. O órgão estadual, no entanto, disse que o cronograma permanece o mesmo, com a verificação diária de três medidores de velocidade por equipe, inclusive aos domingos.


O Ipem informou ainda que as verificações dos novos radares da BHTrans começaram nesta quarta-feira (6). Assim que a verificação é concluída, o radar é liberado para o uso. Ainda não há previsão para a conclusão da troca de todos os equipamentos, pois o trabalho também depende das condições climáticas e não pode ser feito na chuva.


Em toda a cidade, há controladores eletrônicos de velocidade, detectores de avanço de semáforo, de invasão de faixa exclusiva para ônibus e de circulação de caminhões. Os novos equipamentos também cumprem essas funções. O monitoramento, segundo a prefeitura, serve para reduzir os riscos, os números e a gravidade dos acidentes de trânsito.


A lista com todos os endereços onde há radares na capital está disponível no site da PBH. Nela constam apenas os equipamentos que estão em operação, já depois de homologados. Não é o caso, ainda, dos radares instalados na Avenida Pedro II, por exemplo.



0 comentário
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!