• jornalismo42

PBH vai vacinar pessoas com comorbidades a partir desta sexta (7)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já definiu as datas para iniciar a vacinação contra a Covid-19 de moradores com comorbidades. O processo começará na sexta-feira (7) para quem preencheu um cadastro até 3 de maio

Na sexta, serão contempladas pessoas com Síndrome de Down entre 18 e 59 anos; com deficiência permanente, beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos; e com doença renal crônica em terapia de substituição renal de 18 a 59. Todos devem ter completado a idade até 31 de maio.

No sábado (8), é a vez daqueles com comorbidades de 57 a 59 anos, também completados até 31 de maio. Já na segunda-feira (10), serão os moradores com doenças crônicas de 55 e 56. Nessas datas, a vacinação será exclusiva para este público e acontecerá em pontos fixos, das 8h às 16h. Os endereços da vacinação estão disponíveis no portal da prefeitura.

Segundo a administração municipal, o grupo será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de imunizantes. Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica.

Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro. Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu.

Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis. Clique aqui e veja a lista completa de quem pode se proteger.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

- Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro - Apresentar documento de identificação com foto - Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte - Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio - Não ter recebido vacina contra a Covid-19 - Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; - Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

Cadastro

Foram registrados 102.039 cadastros válidos de pessoas com comorbidades e 12.221 de gestantes e puérperas. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam se cadastrar. O cadastro de pessoas com doenças crônicas, gestantes e puérperas será reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber novos lotes destinados a esse público-alvo.




0 comentário
radio_bar2.png

Ouça ao vivo!