• Adriana Valadares

Procon alerta consumidores de Minas sobre suspensão do reajuste em planos de saúde



Os boletos de planos de saúde não vão ficar mais caros até o fim do ano. Uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu o reajuste anual das tarifas, com base na variação de custos e na mudança de faixa etária. O alerta é do Procon Assembleia, de Belo Horizonte.

De acordo com o Procon, os valores referentes a 2020 só voltarão a ser cobrados em janeiro do ano que vem. A medida leva em consideração o momento econômico do país, impactado pela pandemia da Covid-19. O coordenador do serviço na Assembleia, Marcelo Barbosa, orientou os consumidores para os casos em que a operadora descumprir a determinação. Em primeiro lugar, o cliente deve procurar a empresa e pedir pela emissão de um novo boleto com o desconto. Se não houver acordo, deve denunciar à ANS pelo telefone 0800 701 9656 ou por meio de denúncia no site. Como funciona

  • Planos coletivos por adesão

Nos meses de setembro a dezembro, os clientes que já tiveram as tarifas alteradas neste ano, deverão pagar pelo preço anterior ao aumento. Com relação àqueles que ainda não sofreram reajuste em 2020, não poderão pagar mais caro até o fim do ano.

  • Planos individuais e familiares

Para esses clientes, a ANS regulamentaria a taxa máxima de correção entre maio de 2020 e abril de 2021. A agência não divulgou o percentual deste ano. Por isso, os valores cobrados pelo plano de saúde não sofrerão reajustes.

  • Planos coletivos empresariais

Nesse caso, a ANS não fixa uma data-base para reajuste. Essa data é definida por negociação entre a operadora e a empresa contratante. Assim, para aqueles clientes cujo reajuste já foi negociado, o aumento será suspenso até dezembro de 2020, sendo cobrado o valor da tabela anterior. Para os clientes que ainda não tiveram alteração no valor da tarifa, a operadora está impedida de aumentar a cobrança até dezembro. Atendimento Procon Assembleia Por causa da pandemia da Covid-19, o Procon Assembleia suspendeu os atendimentos presenciais. Mas o órgão passa orientações por meio do telefone (31) 2108-5500 sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 17h. Para registrar uma reclamação, o consumidor ainda pode preencher um formulário ao acessar o site.

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