• Adriana Valadares

Seis parques de BH serão reabertos no fim de semana, mas visitas precisam ser agendadas


Parque das Mangabeiras - Foto: reprodução site PBH

Os 75 parques públicos da capital mineira estão fechados desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, e serão reabertos gradualmente.

Os primeiros seis parques serão abertos a partir deste sábado (29), num projeto piloto. Eles poderão funcionar de quinta a domingo, de 8h às 17h, mediante agendamento prévio.

Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, "em breve, outras áreas verdes também retomarão seu funcionamento, de forma gradual e progressiva, de acordo com os indicadores epidemiológicos".

A pasta lembrou que "a reabertura gradual dos parques não representa um retorno à normalidade, mas sim um complemento às medidas de promoção à saúde e qualidade de vida das pessoas nesse momento da pandemia".

E ressaltou que, embora alguns dos espaços estejam abertos à população, "os riscos de contaminação não estão descartados e, por isso, todas as medidas individuais de segurança devem ser adotadas por cada visitante, como uso de máscara (obrigatório durante toda a permanência no parque), higienização frequente das mãos e a manutenção de distância de segurança – 2 metros, preferencialmente – das demais pessoas".


Veja quais parques já vão abrir neste sábado (29)

  1. Parque das Mangabeiras (entrada pela portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras)

  2. Parque Municipal Américo Renné Giannetti (entrada pela Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro)

  3. Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (entrada pela Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã)

  4. Parque Real (entrada pela Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 - Paulo VI)

  5. Parque Municipal Jacques Cousteau (entrada pela Rua Augusto José dos Santos, 366 - Estrela do Oriente)

  6. Parque Nossa Senhora da Piedade (entrada pela Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis)

Como agendar sua visita

A entrada em parques será feita exclusivamente mediante agendamento on-line, a partir de 27/8, pelo site www.pbh.gov.br/servicos, buscando a opção buscando "Agendamento de visitas aos parques".

Os agendamentos de visitas serão feitos por faixas de horário, evitando que muitas pessoas cheguem ao mesmo tempo ao parque, podendo causar filas ou aglomerações.

Haverá um número limitado de visitantes por dia. Essa capacidade máxima está relacionada com a área de uso público específica para cada parque, ainda com um dimensionamento mais conservador nesse primeiro momento, como medida adicional de precaução.

Cuidados e precauções

Na portaria dos parques, todos os visitantes terão sua temperatura corporal aferida. Em caso de febre, serão orientadas a procurar assistência médica e não poderão fazer a visita naquele dia.

Estará à disposição na portaria e em alguns pontos dos parques álcool 70% para higienização das mãos.

Algumas áreas e espaços dos parques estarão com o uso temporariamente suspenso, como quadras, pistas de skate, parquinhos e aparelhos de ginásticas. A realização de eventos e o passeio com animais domésticos – nos parques onde a atividade era permitida – ficarão suspensos por enquanto.

A prefeitura recomenda que as pessoas visitem os parques mais próximos de suas casas. E que cada pessoa leve seu próprio lanche e água para hidratação – ou garrafinha de uso individual, uma vez que os bebedouros só poderão ser utilizados para reabastecimento de recipientes (não para consumo direto com jato inclinado).

1 visualização
logo-rodape-novo.png

A Rádio da Massa é a primeira emissora de rádio da América Latina, personalizada, criada e produzida exclusivamente, 100% para a torcida de um grande clube de futebol, o Galo!

  • whatsapp (1)
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Ouça ao vivo!